sábado, 10 de outubro de 2015

Ricardo Alves (NK Olimpija Ljubljana)

"FLASH INTERVIEW" A RICARDO ALVES



1. Como se define enquanto futebolista?


As minhas características como jogador são a qualidade de passe, a leitura de jogo, gostar de assumir o jogo, não sendo um jogador rápido tenho que ser inteligente e pensar mais rápido que o adversário. Penso que essas são as minhas principais armas.


2. A transição de júnior para sénior é complicada e o Ricardo conseguiu atuar com alguma regularidade (II Liga 2012/13 – Belenenses – 18 jogos), no entanto na época seguinte não foi utilizado no clube de Belém, tendo sido emprestado ao Portimonense. Como explica esta situação?

A minha transição a sénior a meu ver foi muito boa, tive a felicidade de "apanhar" um bom treinador e uma boa pessoa no Belenenses, Michel Van der Gaag, o que me ajudou bastante a crescer em todos os sentidos, o trabalho todos os dias deu sucesso e tive a oportunidade de jogar num Mundial U20 na Turquia. No ano a seguir as coisas não correram tão bem, mas fez-me crescer muito enquanto pessoa e mudar a minha maneira de ser, porque no mundo do futebol não há amigos e quando pensas que há podes dar-te mal com isso. Não digo que são todas as pessoas, que não são, mas é um mundo cruel e irreal. Todavia aprendemos com isto, sinto que a ida para Portimonense foi um passo muito atrás na carreira em que correu tudo mal.


3. Em janeiro deste ano esteve à experiência na Polónia mais propriamente no Korona Kielce mas acabou por não assinar contrato com os polacos. O que falhou nesta experiência?

Na Polónia não sei o que correu mal, a adaptação foi muito difícil, os treinos correram bem e tudo isso, mas a língua e as pessoas dificultaram tudo. Foi uma boa experiência não me arrependo de nada.

4. Depois da experiência polaca o Ricardo rumou à Roménia, onde representou o Rapid Bucuresti. Sendo ainda muito jovem, não teve receio de abandonar Portugal?

Não tenho receio de nada, a Roménia não é o que todos pensam, gostei muito de estar lá, encontrei pessoas fantásticas como o caso de João Coimbra e Sapunaru que foram muito importantes na minha adaptação.

5. Neste momento o seu clube é o Olimpija Ljubljana. O que o cativou a embarcar nesta aventura na Eslovénia?

Nós jogadores não podemos olhar para trás, temos sempre de ir atrás dos nossos sonhos, e penso que aqui tenho tudo aquilo que preciso para chegar ao sucesso. A Eslovénia está muito bem situada na Europa, e isso pode ajudar na minha visibilidade. 


6. Como é o dia-a-dia de um português na Eslovénia? Sente que teve uma adaptação fácil?


A adaptação foi boa, mais rápida do que eu pensava, uma língua difícil mas as pessoas são muito acolhedoras e Ljubljana é uma cidade fantástica. A minha mulher está comigo sempre, e ela adora passear, descobrir novos lugares, e aqui tens tudo isso, um lugar muito calmo, uma cidade muito bonita e quando tenho folgas consigo ir com ela conhecer os sítios Ljubljana e outras cidades daqui. 

7. O Ricardo ainda só fez 170 minutos ao serviço do Olimpija Ljubljana mas já conta com dois golos e duas assistências. Sente que esta pode ser a sua época de afirmação no futebol profissional?

As coisas aqui estão a correr bem tanto para mim e como para o clube o que é muito importante e toda a gente sai a ganhar com isso. Eu trabalho todos os dias para um dia chegar onde eu quero e aqui tem-se proporcionado isso. Estou a gostar muito de estar aqui. Temos um plantel com muita qualidade, e uma estrutura que dão todas as garantias para o sucesso.

8. Consegue eleger um ou dois jogadores da PrvaLiga que mereçam destaque?

Aqui há jogadores com muita qualidade, e nosso plantei então, não nos podemos queixar. Mas há jogadores que se sobressaem claro, como por exemplo Rok Kronaveter , Lucas Ontivero e Darijan Matic.

9. Relativamente a Portugal, como tem visto o inicio desta nova edição da Liga Portuguesa?

Portugal está com um campeonato interessante, cada ano que passa há mais jogadores com qualidade e de nome no país, o que é muito importante e que mostra que realmente a liga portuguesa tem algum valor.



10. Para finalizar, em tom de curiosidade, gostaríamos de saber qual é o clube que apoia em Portugal.


Tenho dois clubes em Portugal que são o Lusitânia de Lourosa e FC Porto, mas o Porto sem dúvida que é o Melhor Clube do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário