Jovens Promessas


Nome                                           Nelson Cabral Semedo
Nacionalidade                                       PortugalPortugal
Nascimento                                           1993-11-16 (21 anos)
Naturalidade                                      Portugal Lisboa
Posição      Defesa Direito / Médio Direito
Pé preferencialDireito
Altura                  177 cm
ClubePortugalBenfica


Nelson Semedo um nome que vai dar que falar!

O Benfica pode ter em Nelson Semedo uma boa alternativa a Maxi Pereira para o flanco direito da defesa, o jovem lateral até já foi confirmado na pré-época com a equipa principal encarnada.
Tal como André Almeida e Maxi Pereira, Nelson Semedo chegou à Luz como mediocampista mas em tom de dica de Jorge Jesus o jovem foi adaptado à lateral. O jovem de 21 anos tem características que se assemelham ao internacional uruguaio, e essas características podem levar a melhor sobre André Almeida. Velocidade, garra, força, movimentos ofensivos, técnica, recuperação (não dá uma bola por perdida), marcação são as qualidades que mais se sobressaem neste diamante da “cantera” benfiquista.

O sonho pela bola começou muito cedo em Nelson Semedo, ainda miúdo chegou a fazer testes de captações no Sporting e no Real Massamá, mas sem sucesso. Até que mais tarde o irmão decidiu pagar a sua formação no Real Massamá. Passado um ano mudou-se para o Sintrense e foi aí que começou a dar nas vistas, com 17 anos já jogava na equipa principal. Depois do Sintrense deu o salto para o Benfica, nessa altura também havia interesse do Sporting mas os encarnados chegaram-se primeiro à frente do negócio. Na equipa B estava tapado por Cancelo e Bruno Gaspar, foi nessa altura que surgiu o empréstimo ao Fátima, onde Nelson fez mais de 30 jogos. Na época 2013/14 conseguiu afirmar-se no Benfica, e nesta última época foi a explosão do lateral, foi um dos indiscutíveis de Hélder Cristóvão.
Estará aqui o sucessor de Maxi Pereira no Benfica?




Autor: JM




Nome                                                Charly Musonda Junior
Nacionalidade                                           BélgicaBélgica ZâmbiaZâmbia
Nascimento                                                1996-10-15 (18 anos)
Naturalidade                                           BélgicaBélgica
Posição                                     Médio (Médio Ofensivo) / Médio (Médio Direito)
Pé preferencial                                     Direito
Altura                                     173 cm
ClubeInglaterraChelsea


Vindo de uma família de origem zambiana por parte do pai, também ela ligada ao futebol, eis que emerge na "escola" do Chelsea FC um pequeno rapaz que ameaça ficar na história do futebol mundial de seu nome Charly Musonda.

Começou por dar os primeiros "toques" ainda muito novo no país que o vira nascer, a Bélgica, a qual têm sido caraterizada nas últimas décadas como um autêntico viveiro de jovens promessas, os irmãos Hazard, Witsel, Fellaini, Kompany, etc.

Em 2012/2013 aterra em Londres, acompanhado de perto com os seus dois irmãos Tika e Lamisha que ainda hoje se encontram ligados contratualmente ao Chelsea FC.

Charly está integrado atualmente na equipa de juniores A, ou seja, equipa sub 19 do Chelsea, a qual participou na prova UEFA Youth League 2014/2015, nesta prova chegou a enfrentar o Sporting CP.

Dada a altura de Charly, bem pode parecer ao espectador menos atento que este jogador não possa ter grande futuro na liga inglesa, engane-se, pois é um jogador à imagem de Messi, ou seja, Musonda com apenas dezoito anos, é um diamante em bruto pronto a ser lapidado, jogador capaz de aliar controlo de bola e criatividade, velocidade e técnica, um passe a uma postura forte fisicamente em campo facilitando-lhe por isso possuir um centro de gravidade baixo.

Charly Musonda Júnior com certeza um nome a reter como futura coqueluche da seleção belga. 





Autor: JR






Nome                                               Matheus Fellipe Costa Pereira
Nacionalidade                                           BrasilBrasil PortugalPortugal
Nascimento                                               1996-05-05 (19 anos)
Naturalidade                                               Belo Horizonte (MG) - BrasilBrasil
Posição                                               Avançado (Extremo Direito) / Médio (Médio Ofensivo)
Pé preferencial                                               Esquerdo
Altura                                               175 cm
Peso                                               67 kg
ClubePortugalSporting

Matheus Pereira um nome que vai dar que falar! 


Nascido no Brasil, é muito novo que ruma à Europa, mais concretamente a terra lusas, consequência da migração por parte dos seus progenitores.


Começou a dar as primeiras pisadas ainda muito novo no seus país natal, mas foi já em Portugal no modesto Trafaria que despontou a atenção de um olheiro ligado ao scout do Sporting Clube de Portugal.

Até então têm-se revelado um membro assíduo nos escalões de formação da equipa leonina, falo pois, de Matheus Pereira, “o cara que com pezinhos de brasileiro”, promete num futuro próximo fazer-se figura de um clube habituado a potenciar jovens promessas de qualidade.

Em entrevista a um órgão de comunicação, relata que se identifica com estilo de futebol praticado em Inglaterra e sonha seguir os passos de um dos seus ídolos Cristiano Ronaldo.

Matheus carateriza-se por ser um jogador que ocupa posições mais avançadas no terreno, preferenciando as posições de extremo ou de médio ofensivo, apresenta uma qualidade técnica invejável aliada a uma qualidade de passe quer curta ou longa que fica na retina de qualquer adepto, drible, visão de jogo e uma boa finalização mesmo em lances de bola parada compõem o ADN deste atleta.

Nesta época ficou célebre pela difícil concretização da renovação de contrato, o que veio atrasar parte do seu desenvolvimento enquanto atleta, visto que, ficou afastado da competição ainda durante alguns meses.






Autor: JR








Nome                                                    Toni Brito Silva Sá
Nacionalidade                                               PortugalPortugal Guiné-BissauGuiné-Bissau
Nascimento                                                    1993-09-15 (21 anos)
Naturalidade                                                    Bissau - Guiné-BissauGuiné-Bissau
Posição                                                    Avançado (Extremo Direito)
Pé preferencial                                                    Esquerdo
Altura                                                    181 cm
Peso                                                    74 kg
ClubeBulgáriaCSKA Sofia



Toni Silva tem uma história de vida fascinante... Nasceu na Guiné-Bissau, há 21 anos, viajou para Portugal ainda jovem, deu os primeiros passos no Real Massamá (2006/07), transferindo-se, depois, para o Benfica (2007-09).


Mais tarde, o extremo decidiu tentar a sorte no futebol inglês. Esteve no Chelsea, que não aceitou contratá-lo e depois mudou-se para o rival Liverpool no qual permaneceu três anos, tendo sido emprestado ao Northampton.


Viu que tinha as portas fechadas nos reds e, por isso, rumou ao Barnsley, onde sofreu uma dupla grave lesão num joelho. Recuperou, mas ficou destroçado pelo falecimento da mãe em Lisboa. Ainda foi emprestado ao Dagenham & Redbridge para ganhar ritmo. No entanto, decidiu abandonar o futebol, não conseguindo superar o trauma.


Amigos, entre os quais Bruma, convenceram-no a apostar de novo na carreira. Em boa hora o fez. Mudou-se para o futebol búlgaro e agora brilha com a camisola do histórico CSKA Sófia.


O jovem luso-guineense representou as camadas mais jovens de Portugal e podemos considerar que é um médio esquerdino, com enorme poderio físico e visão de jogo.


Autor: JM








Nome                                                            Rui Pedro da Silva e Sousa
Nacionalidade                                                             PortugalPortugal
Nascimento                                                            1998-03-20 (16 anos)
Naturalidade                                                            Pedorido - Castelo de Paiva - PortugalPortugal
PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)
Pé preferencialDireito
Altura182 cm
Peso75 kg
Clube PortugalFC Porto




Rui Pedro, avançado de 16 anos, marcou os quatro golos dos juniores do FC Porto frente ao Tottenham (4-2), nos quartos de final da Frenz Internacional Cup, uma competição que está a decorrer na Malásia e na Indonésia (na meia-final o Porto foi eliminado pelo o Internacional de Porto Alegre). 




Titular na equipa de sub-19, tem 10 golos em 15 jogos esta época e já foi chamado por Lopetegui para treinar com a equipa principal! 



Um pouco à imagem de Gonçalo Paciência e André Silva, Rui Pedro é um avançado tecnicamente evoluído, que se movimenta bem fora da área, à procura de combinações com os médios, e também capaz de aparecer pelos flancos, inclusivamente a criar desequilíbrios nos duelos individuais. Mas ao mesmo tempo mostra presença na área, com boa capacidade física (não se nota a diferença de idade para os colegas e adversários) e pragmatismo na finalização. Isto tudo aliado a um espírito combativo tão próprio daquela região do país, e que tão bem combina com os atributos técnicos. Não dá nenhum lance por perdido, valorizada cada «migalha» que pode transformar-se em oportunidade de golo, e morde a língua quando tem de ser a primeira barreira defensiva.  







Autor: JM








Nome                                                                                 Zakaria Bakkali
Nacionalidade                                                                            BélgicaBélgica MarrocosMarrocos
Nascimento                                                                                 1996-01-26 (19 anos)
Naturalidade                                                                                 Lüttich - BélgicaBélgica
Posição                                                                                 Avançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (Extremo Direito)
Pé preferencial                                                                                 Direito
Altura                                                                                 164 cm
Peso                                                                                 57 kg

ClubeHolandaPSV


Bakkali um nome que vai dar que falar!

O belga Bakkali começou a chamar a atenção do mundo quando, na sua segunda partida como profissional pelo PSV, marcou um hat-trick na vitória do clube contra o NEC, na temporada passada. De lá para cá, a carreira do promissor avançado progrediu de uma forma avassaladora. Aos 17 anos, conquistou sua primeira convocação para a seleção belga principal e já jogou a sua primeira partida. Precoce, aos 16 anos já jogava pela seleção sub-21. Bakkali é dotado por uma grande velocidade e uma facilidade de driblar os adversários. O jovem é apontado como o novo Alexis Sanchez.
Na época 2014/15 já fez 5 jogos (350 minutos) fazendo 1 golo e 1 assistência.

Aos 18 anos o jovem belga tem vários interessados, já foi apontado ao Benfica, Liverpool, Atlético de Madrid, Lille, Arsenal, Chelsea, Manchester United, Real Madrid, entre outros. Como podem ver a lista é grande. Neste momento o valor do avançado ronda os 5M € mas certamente vai aumentar.




Autor: JM






Nome                                                          Humam Tariq Faraj Naoush
Nacionalidade                                                     IraqueIraque
Nascimento                                                          1996-02-10 (19 anos)
Naturalidade                                                          Baghdad - IraqueIraque
Posição                                                          Médio (Extremo Esquerdo)
Altura                                                          171 cm
ClubeEmirados Árabes UnidosAl Dhafra


Humam Tariq um nome que vai dar que falar!

Humam Tariq tem apenas 18 anos e joga Al Dhafra (emprestado pelo Al-Ahli) na posição de médio ofensivo podendo descair para a esquerda. O jovem iraquiano já conta com 8 jogos a titular e 1 golo esta época.

Apesar da sua tenra idade, Tariq já representou a selecção principal do Iraque em 10 encontros. 
O médio criativo também já conseguiu arrecadar vários títulos colectivos, todos em 2014 quando jogava no Al Quwa Al Jawiya. Ele venceu Arabian Gulf League, League Cup e Super Cup. Nesse mesmo clube ainda foi vice-campeão da Presidents Cup e pela selecção foi vice-campeão da Gulf Cup.
De referir ainda que Tariq foi uma das grandes figuras da última Taça asiática de sub-19.

Humam Tariq é apelidado como o Messi Iraquiano, e tal com o craque argentino, Tariq é esquerdino, com grande controlo de bola, tem muita destreza e alguns tiques de playmaker muito interessantes. Pega na bola e tenta assumir o jogo na 2ª linha, invariavelmente. Falta-lhe só melhorar na recuperação defensiva e aumentar um pouco a intensidade nalguns momentos.

O jogador do Al-Ahli tem despertado algum interesse de vários clubes europeus, diz-se que Lille, Celtic, Feyenoord e Malmo tentaram contratar neste Verão passado a estrela iraquiana.




Autor: JM








Nome                                                       Enes Ünal
Nacionalidade                                                  TurquiaTurquia
Nascimento                                                       1997-05-10 (17 anos)
Naturalidade                                                       Bursa - TurquiaTurquia
Posição                                                       Avançado (Ponta de Lança)
Altura                                                       185 cm
ClubeTurquiaBursaspor

Enes Ünal um nome que vai dar que falar! 

Passou pelas camadas jovens do Bursaspor e actualmente é a jóia da coroa da equipa turca. O seu nome é Enes Ünal e é mais um jovem prodígio turco do campeonato da Turquia. O jovem avançado turco, de 17 anos, apresenta uma excelente capacidade de finalização, possui uma boa capacidade de finta, sabe controlar a bola como poucos o fazem, é um jogador bastante criativo e demonstra alguma classe com a bola nos pés. Para além destas características, Enes Ünal sabe como se deve movimentar no terreno de jogo, possui um excelente remate de longa distância, é forte no jogo aéreo, devido aos seus 1,85 metros, tem uma boa capacidade de passe, seja curto ou longo, e é um futebolista muito veloz. Com apenas 17 anos, Enes Ünal tem ainda muito que evoluir e o Bursaspor é o clube ideal para o jovem turco poder continuar a progredir na sua evolução desportiva, visto que apresenta uma enorme margem de progressão. O treinador Hikmet Karaman irá retirar o máximo proveito do potencial deste enorme jogador em prol da equipa turca do Bursaspor. Quando estiver bem "lapidado" poderá render um bom encaixe financeiro aos cofres do Bursaspor e poderá rumar a um campeonato mais competitivo e poderá jogar num colosso europeu onde possa dar ainda mais nas vistas. Fixem bem o nome deste menino, porque Enes Ünal é o futuro goleador que irá, num futuro próximo, chegar à Selecção da Turquia. Vai dar muito que falar, é sem dúvida um dos grandes valores do futebol turco.

Na época 2013/14 marcou 5 golos em 21 jogos oficiais (Liga Turca, Taça Turca e Liga Europa), nesta época ainda só fez 9 jogos oficias pela equipa principal, marcando por uma única vez.

O craque do Bursaspor já foi apontado a clubes como o Sporting, Chelsea, Manchester United e Internazionale. Neste momento o jogador está avaliado por 3,5M €. 




Autor: JM









Nome               Kepa Arrizabalaga Revuelta
Nacionalidade          EspanhaEspanha
Nascimento               1994-10-03 (20 anos)
Naturalidade               Ondárroa - EspanhaEspanha
Posição               Guarda Redes
Pé preferencial               Direito
Altura               186 cm
Peso               79 kg
ClubeEspanhaPonferradina (Empréstimo - Athletic)


Kepa Arrizabalaga 
um nome que vai dar que falar! 


Arrizabalaga nasceu em Espanha em 1994-10-03 (20 anos). 
O jovem é um dos guarda-redes do Athletic Bilbao. 

Em 2013/14, Kepa Arrizabalaga vivia óptimo momento, sendo titular absoluto da posição. Porém, o guarda-redes sofreu uma lesão na mão, o que o afastou dos relvados e interrompeu maior sequência de partidas. O jovem jogador foi um dos destaques da selecção espanhola que conquistou a Eurocopa sub-19 de 2012. Na semifinal, após o empate de 3 a 3 contra a França, a decisão foi para os penaltis e Kepa Arrizabalaga defendeu duas cobranças, garantindo a Espanha na final. Ele tem ainda como pontos fortes o jogo aéreo e os reflexos.

O grande potencial de Kepa Arrizabalaga é acompanhado de perto por dois rivais do Athletic Bilbao. Real Madrid e Valencia tentaram este Verão convecer o clube basco a vender o jovem prodígio.
O jovem de 1,87m tem contrato até 30.06.2016 e está avaliado por 1M€ mas muito provavelmente esse valor vai aumentar se o jovem começar a ter mais oportunidades na equipa principal.  





Autor: JM









Nome                                                     Éder Fabián Álvarez Balanta
Nacionalidade                                                ColômbiaColômbia
Nascimento                                                     1993-02-28 (21 anos)
Naturalidade                                                     Bogotá - ColômbiaColômbia
Posição                                                     Defesa (Defesa Esquerdo) / Defesa (Defesa Central)
Pé preferencial                                                     Esquerdo
Altura                                                     181 cm
Peso                                                     84 kg
ClubeArgentinaRiver Plate

Éder Balanta 
um nome que vai dar que falar! 


Balanta tem potencialidade de dentro de uns anos aos poucos e poucos mostrar-se ao melhor nível num clube europeu.

As qualidades de um grande defesa central estão todas presentes em Balanta, isto é, um poder de antecipação tremendo, forte no um-para-um, bolas aéreas não são um problema mesmo só tendo 1,81 m. Para além de tudo isto, este jovem tem algumas características que hoje em dia no futebol moderno são indispensáveis a qualquer aspirante a jogar nos clubes de topo: tem uma tranquilidade anormal para um jogador de 21 anos quando sai a jogar com a bola, fazendo do passe curto e da condução do esférico uma das suas mais valias e acima de tudo uma leitura de jogo absolutamente notável que lhe permite estar no sitio certo à hora certa. É também um jogador que raramente faz um corte de carrinho, preferindo sempre os duelos em pé. Grande poder de impulsão e bom posicionamento fazem dele um perigo nas áreas adversários quando sobe para ajudar nas bolas paradas.

Éder nasceu em 1993-02-28 (21 anos) na Colômbia.
Começou por dar os primeiros passos no Academia FC (Colômbia) mas em 2011 decidiu mudar de clube e foi para o River Plate (Argentina).

O defesa do clube argentino tem contrato até 30.06.2017 e neste momento está avaliado em 8M€ mas esse valor pode ser inflacionado porque o defesa está na mira de clubes como o FC Porto, Inter de Milão, Barcelona, Benfica e Norwich.

Éder Balanta já representou a selecção da Colômbia durante 5 jogos e apesar da sua juventude já conquistou dois grandes títulos: Liga Argentina Clausura 2013/14 e Copa Sudamericana 2014. 





Autor: JM








Nome                                                     Pione Sisto Ifolo Emirmija
Nacionalidade                                                DinamarcaDinamarca Sudão do SulSudão do Sul
Nascimento                                                     1995-02-04 (20 anos)
Naturalidade                                                     Ringkobing - UgandaUganda
Posição                                                     Médio (Médio Esquerdo)
Pé preferencial                                                     Direito
Altura                                                     171 cm
ClubeDinamarcaMidtjylland

Pione Sisto um nome que vai dar que falar! 

Sisto é dotado numa grande irreverência, agressividade ofensiva, facilidade de finalização e versatilidade. Tem potencialidade de dentro de uns anos representar um gigante europeu, como podem conferir no vídeo.

Sisto nasceu no dia 04/02/1995 (19 anos) na Dinamarca mas tem raízes do Sudão. O jovem mede 1,71 metros e é destro.

Pione Sisto começou a dar os primeiros passos como futebolista no Midtjylland, clube dinamarquês que ainda representa.
O jovem jogador é muito polivalente, habitualmente joga a extremo direito ou até no lado esquerdo, e também já foi utilizado a médio central.

Pione tem contrato até 2018 e neste momento está avaliado em cerca de 3M €, mas este valor vai inflacionar devido ao interesse de alguns clubes europeus (Lille, Marseille, Napoli, Juventus e Red Bull Salzburg).

Nesta época o jovem extremo já representou o clube 2x na Liga Europa e 17x na liga Dinamarquesa, onde fez 7 golos e 3 assistências.

Neste mês, o jogador do Midtjylland foi eleito o "Jogador do Ano 2014" pela Associação de Futebolistas dinamarqueses e "Perfil do Outono de 2014" pela revista de futebol dinamarquês, Tipsbladet.  




Autor: JM


Sem comentários:

Enviar um comentário