quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Zequinha (Arouca)

"FLASH INTERVIEW" A ZEQUINHA


1. Como e quando surgiu a alcunha de Zequinha?

A alcunha Zequinha vem através do meu pai que é muito conhecido em Setúbal por Zeca. Desde de pequeno começaram a chamar-me por Zequinha e ficou ate hoje.


2. O Zequinha fez praticamente toda a formação no Vitória FC, onde saiu em 2004 mas voltou passado 9 anos. Como e porquê é que se procedeu esta troca repentina dos sadinos para o Arouca FC?


Sim, acabou por ser uma troca repentina que nem eu mesmo esperava mas o futebol é assim mesmo hoje estamos em um lado e amanhã estamos em outro. O mais importante é dar continuidade à carreira sendo profissional, tentar sempre ajudar e fazer a diferença na equipa. E o Arouca é um clube ambicioso, bem organizado e deu-me a oportunidade de dar a continuidade à minha vida profissional.

3. Durante a sua formação no Bonfim chegou a marcar cerca de 430 golos e desde logo despertou o interesse de vários grandes, sendo-lhe atribuído o rótulo de jovem promessa do futebol português. Quando assinou pelo FC Porto começou a sentir alguma pressão?

É óbvio que sim pois era um jovem de 16 anos habituado a uma realidade diferente. A direção do F.C. do Porto depositava muita confiança em mim. O facto de não ter sido bem-sucedido no F.C. do Porto foi derivado à minha imaturidade na altura mas foi um clube onde aprendi muito também.

4. Que diferenças notou no Vitória FC desde que o abandonou em 2004 até ao dia da mudança para os Arouquenses?

É claro que tem diferenças pois já se passaram alguns anos mas o que lembro com alegria daquela época é que o Vitória era conhecido por ter o estádio sempre bem composto e infelizmente hoje em dia não é assim mas espero que um dia volte a ver as bancadas cheia de adeptos e apoiantes.

5. Daqui a sensivelmente 3 semanas o Arouca irá ser recebido no Estádio do Bonfim pelo Vitória FC. Caso jogue, acha que vai ser um jogo especial para si? Como espera viver este momento?

É óbvio que vai ser um jogo especial pois o Vitória foi um clube onde cresci e comecei a ser reconhecido. Também é verdade que vai ser um misto de emoções mas nós como profissionais temos que estar preparados para estas coisas. Respeito muito o Vitória mas agora estou no Arouca e vou tentar representar esse clube da melhor maneira possível.

6. O Zequinha foi jogador da equipa B do FC Porto. Como vê o regresso das equipas B dos três grandes? O quão importante são para o futebol português?

O facto de novamente apostarem nas equipas B agrada-me muito e é bom para os jogadores da formação pois jogam a um nível mais alto onde ganham maturidade e experiência e com isso tudo chegam facilmente à Primeira Liga. Com a ideia das equipas B cada vez mais vemos jovens portugueses a jogar na Primeira Liga e isso é importante para evolução do nosso futebol.

7. Tendo representado duas equipas gregas, o Larissa e Panthrakikos, pensa um dia mais tarde voltar a jogar numa liga estrangeira? Em que liga, por exemplo, gostava de atuar?

Em primeiro lugar quero fazer um bom trabalho no Arouca onde tenho contrato de dois anos mas não descarto a possibilidade de um dia voltar ao estrangeiro. A liga não é importante desde que seja uma situação benéfica para mim e para a minha família.

8. Como descreve essa aventura ao serviço dos dois clubes gregos?

Quando recebi a proposta de ir para o estrangeiro hesitei muito pois não queria sair do meu País mas quando cheguei à Grécia fui muito bem recebido e a experiência foi muito boa por isso foi muito positivo pois fez-me crescer enquanto jogador e como pessoa.

9. O Zequinha protagonizou um caso insólito no Mundial de sub-20, em 2007, que lhe valeu um castigo de seis jogos da FIFA e o afastamento da seleção, por ter retirado o cartão vermelho da mão do árbitro no jogo com o Chile. Hoje arrepende-se dessa atitude?



Arrependo-me pelo facto de ter prejudicado a minha vida profissional, é claro que se pudesse voltar no tempo não faria novamente pois foi uma acto irrefletido onde queria ajudar os meus colegas e a equipa mas acabei por me prejudicar. Mas a vida segue e os erros fazem-nos crescer.

10. Sendo um dos reforços do Arouca para esta nova época quer aproveitar para deixar uma mensagem para todos os adeptos do clube?



Estou muito feliz em fazer parte deste grupo de trabalho e desta equipa que me acolheu tão bem. E que nossos adeptos nos venham apoiar ao estádio porque vão ter muitos motivos de orgulho em serem Arouquenses pois este é um clube que está a crescer muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário