quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Matt Jones (Tondela)

"FLASH INTERVIEW" A MATT JONES

Ups, mete gelo


  

1. Pode revelar como e onde foi a sua formação como jogador?

Fiz a minha formação no West Bromwich Albion FC. Foi um ótimo lugar para aprender futebol, sob o olhar de alguns dos melhores treinadores de Inglaterra. No meu país joguei contra alguns dos melhores jogadores jovens ingleses e em alguns dos maiores estádios de Inglaterra, foi um momento espectacular para mim e tornou-me o jogador e a pessoa que sou hoje.

2. Como surgiu a oportunidade de jogar em Portugal? Já conhecia o futebol português antes de assinar pelo Santa Clara?

Depois da minha formação no WBA fui jogar nos Estados Unidos da América. Lá tive um treinador português, Joe Barroso, e ele recomendou-me Portugal. Disse-me que seria um país perfeito para eu aprender mais e para jogar num nível altíssimo. Para ser sincero, não conhecia muito bem o futebol português, só mesmo os clubes grandes – Benfica, Porto e Sporting -, mas sabia que seria um campeonato muito competitivo e que tem história em formar jogadores de qualidade. Obviamente que a parte mais difícil desta aventura era o facto que nem uma palavra portuguesa sabia falar! Mas com muito trabalho, muito ajuda de uma professora e dos meus colegas consegui aprender a língua portuguesa, isso tornou a minha vida aqui muito mais fácil!




3. O Matt chegou a ser ligado pela imprensa a vários clubes ingleses, como o Southampton da Premier League. O que o cativou a permanecer em Portugal?

Sabia que era interessa dos clubes na Inglaterra mas ate agora não recebi uma proposta que me atraiu para voltar para a Inglaterra. Estou muito feliz aqui em Portugal  mas nunca vou fechar a porta da Inglaterra porque seria uma óptima pais para jogar. Espero que um dia no futuro vou ter o oportunidade para voltar o meu pais mas não vala a pena pensar neste momento porque nunca se sabe o que vai acontecer em futebol.

4. Na sua quarta época em terras lusas venceu o prémio de melhor guarda-redes da II Liga Portuguesa. O quanto este prémio foi importante para si?

Foi muito importante para mim e deu reconhecimento a uma grande época que a minha equipa e eu tivermos. Foi um ano sensacional e a subida foi totalmente merecida. 

5. Nos EUA formou-se em Gestão de Empresas, na Sacred Heart University enquanto jogava no Sacred Heart Pioneers e ainda foi distinguido como Atleta Universitário do Ano da Conferência do Nordeste (2009), e formado com a distinção demagna cum laude. Como resume estes anos na América do Norte?

Foram os melhores anos da minha vida sem dúvida. No campo, nós conseguimos fazer história com os resultados pela universidade e para mim pessoalmente foi o sítio onde mais cresci com jogador e pessoa. Além disso formei-me em Gestão, o que pode ser útil para o meu futuro. Resumidamente, foram anos muito felizes para mim e tenho muitos amigos para a vida de lá. Gostava de voltar no futuro.

6. Depois de terminar a sua carreira pensa em seguir o curso que tirou nos EUA?

A minha vida é o futebol! Se eu pudesse encontrar um equilíbrio entre os dois no futuro  seria fantástico. Mas depois quando pendurar as chutarias gostava de voltar os EUA para ser um treinador do futebol universitário. É um desporto que está a crescer muito rápido e gostava de ajudar nisso.

7. De onde surgiu o gosto pelo ténis?

Sempre gostei do Ténis. Mas não é só ténis! Sou um fanático dos desportos! Gosto muito do Basebol, Futebol Americano, Snooker, Criquete....Todos! A minha mulher muitos vezes fica chateada comigo porque estou sempre ver desportos! Mas ele sabe que faz parte da pessoa que sou! Eu gosto de aprender muito com os outros desportos, acho que pode ajudar-me a ser um melhor guarda-redes.

8. Consegue definir o que é ser guarda-redes em poucas palavras?

Ser guarda-redes é o homem que ninguém vê durante 89 minutos. Mas pode ser no minuto 90 que ele vai ser o herói ou o vilão. Ele tem de ser preparado mentalmente para um das duas!

9. Qual é o melhor guarda-redes a atuar em Portugal?

Além de mim, obviamente, gosto muito do Cássio. Acho que é um guarda redes muito consistente, que é uma das coisas mais importante na minha opinião.
Este ano estou muito ansioso para ver o Casillas na baliza do FC Porto.

10. O Matt é um dos recentes reforços do Tondela, quer aproveitar para deixar uma mensagem aos adeptos do campeão da II Liga Portuguesa?


Só para dizer que estou muito confiante na nossa equipa e com certeza vamos conseguir o nosso objectivo da manutenção. Mas vamos precisar do apoio de todos os adeptos durante a época. Vamos ter momentos felizes e momentos menos felizes mas é o apoio dos adeptos nesses momentos mais difíceis que pode fazer a diferença. Unidos somos mais fortes!

Sem comentários:

Enviar um comentário