segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pawel Kieszek (Estoril Praia)

"FLASH INTERVIEW" A PAWEL KIESZEK

Ups, mete gelo


  

1. Ser guarda-redes sempre foi o seu sonho?

Sempre! Em criança já sabia que queria ser um guarda-redes.
Tinha um grande prazer quando a bola não entrava dentro da baliza.

2. Para si o que faz de um atleta um bom guarda-redes?

Existem muitos factores. Um bom guarda-redes tem de sofrer poucos golos mas é demasiado geral.  

3. Correram rumores que neste defeso o Kieszek seria transferido para outro clube, nomeadamente para o PSV. O que o convenceu a ficar no Estoril?

É fácil... Pessoalmente não recebi qualquer oferta.

4. O plantel do Estoril conta com mais 2 guarda-redes para além de sim, o Rúben, de 20 anos, e o Georgemy, de 19 anos. Como é trabalhar com dois guarda-redes que estão a dar os primeiros passos na carreira como sénior? Sente uma pressão acrescida?

A verdade que esses jogadores têm na frente pelo menos 15 anos na sua carreira. Primeira vez estou nessa situação. Estou muito mais velho, os anos passaram rápido. Eu preciso dar um bom exemplo para colegas mais jovens. Eles têm aprender o máximo possível e omais rápido possível.
Pressão? Não importa quem é o meu concorrente para jogar... eu tenho de fazer o meu trabalho sempre no nível mais alto.

5. É habitual ver os guarda-redes com o dorsal 1 ou 12 mas o Kieszek costuma optar pelo número 31. Existe alguma razão na escolha deste número?

Tudo começou na Grécia, quando eu estava emprestado.  O número 1 estava ocupado e 12 também, então o roupeiro sugeriu-me o 31 e eu aceitei a sugestão. Mas sempre quando é possível a minha primeira escolha recai para o número 1.

6. Quando chegou a Portugal era um jovem de 24 anos. Que ambições e expectativas tinha na altura?

Tinha 23 anos e não tinha planos  concretos....apenas sonhos. Queria dar o meu máximo e ver o que ia acontecer. Eu estava noutra parte da Europa, era uma aventura e não tinha nada a perder, mas sim tudo a ganhar.

7. O Kieszek está a viver em Portugal desde 2007. Foi uma fácil adaptação? Do que mais gosta e menos gosta no nosso país?

Eu sou uma pessoa aberta e não tenho problema com adaptação. Facilmente apoixonei-me por Portugal. Uma prova... Estou aqui até hoje.  Além disso, tive muito sorte, em Braga trabalhei com um grande treinador, Jorge Maria Vital é um homem a quem eu devo muito.
O que eu mais gosto? Amo cozinha Portuguesa.
O que eu não gosto? Não vou dizer...Vivo em vossa casa, em Portugal e tenho de respeitar seus defeitos.

8. O Kieszek teve a oportunidade de ser colega de uma das grandes referências da baliza do FC Porto, o Hélton. Como descreve este guarda-redes brasileiro como colega?

Um grande jogador, sempre com o sorriso. Ele não era o meu amigo de coração mas eu tinha um bom relação com ele.

9. A época passada não correu como esperado para Estoril e a maior parte dos adeptos canarinhos estão ansiosos pela nova temporada. Quais são as expectativas para esta temporada e como descreve a pré-época?

Agora o principal objetivo da equipa é manutenção.
Pré-época? Nada especial... Muito, muito trabalho, como sempre. Primeiras jornadas (SLB, Moreirense, FCP, Braga) vão verificar o nosso trabalho.

* entrevista realizada no dia 10 de Agosto

10. Artur Boruc já tem 35 anos e pode estar prestes a abandonar a seleção polaca. O Kieszek ainda sonha com a estreia na seleção do seu país?

Tenho fé mas a razão diz que será difícil...
Tenho que me concentrar em jogar bem no meu clube e depois veremos o que futuro traz!

Sem comentários:

Enviar um comentário