sexta-feira, 6 de março de 2015

Entrevista a João Paulo Ribeiro (Sport TV e RR)


Ups, mete gelo


1. Sempre sonhou em ser jornalista desportivo?

Sim. Ser jornalista foi um sonho concretizado. Já lá vão quase 24 anos de uma grande aventura. Faço o que gosto e todos os dias me sinto um privilegiado. Especializei-me em desporto porque é uma área que adoro, principalmente futebol.

2. Nos tempos que correm as pessoas ainda gostam de ouvir relatos na rádio. E a verdade é que o futebol vivido através da rádio é diferente, as pessoas vibram mais. O que há de mágico nesta relação entre a rádio e o futebol? 

A rádio não morre e o relato na rádio é sempre mais intenso e descritivo do que a narração em televisão. A magia é essa, mas só quando não existem exageros no entusiasmo. Não se deve substituir a realidade e exatidão do jogo por cantorias ou histerismo. Continua a haver gente que vê o jogo na tv e prefere ouvir o relato na rádio, embora existam, hoje em dia, excelentes narradores, nomeadamente na Sport TV.

3. Até agora quais foram os estádios que o fascinaram? E qual gostava de conhecer?

Ter estado em La Bombonera, Maracanã e Old Trafford foi marcante para mim. O ambiente do Estádio do Boca Juniors é inigualável. Já estive em vários Estádios de futebol na Argentina e Brasil e adoro a forma como os sul-americanos vivem a modalidade, apesar de alguns excessos.

Na Europa, já conheci grandes estádios. Faltam-me o Santiago Bernabéu, Camp Nou e Anfield Road para fechar o ciclo de grandes Estádios do velho continente.

4. O que menos gosta no futebol?

O que menos gosto no futebol são os interesses que se movem em redor da modalidade. O futebol é puro, o jogador é puro, os dirigentes e alguns árbitros não o são.

5. Como descreve o futebol português?

O futebol português é da segunda divisão da Europa. E se olharmos para a presença de público, então estamos pior ainda, comparando com outras Ligas. A maioria das equipas da Primeira Liga Portuguesa são muito fracas. O nível tem baixado de ano para ano. A forma como os grandes clubes são beneficiados em prejuízo dos pequenos é o grande problema do futebol português. Não proteger quem tem mais dificuldades é quase criminoso. Os “grandes” são levados ao colo.

6. A FIFA proibiu a participação de investidores em direitos económicos de atletas. Que consequências esta medida pode trazer para o campeonato português?

É uma medida correcta que tenta combater os tais interesses extra-futebol que eu falava.

7. Para si qual é a surpresa e a desilusão desta edição da Liga Nos 2014/15? 

Não vejo grandes surpresas na edição deste ano na Liga NOS. Talvez o bom campeonato protagonizado pelo Belenenses seja a maior. De resto, tudo normal, infelizmente.
Um campeonato onde os candidatos ao título são sempre os mesmos. Onde os candidatos à Europa são sempre os mesmos. A Liga Portuguesa é demasiado previsível e pouco competitiva.

8. Benfica, Porto ou Sporting. Quem reúne mais condições para ser campeão esta época? 


Não tenho dúvidas de que o Benfica vai ser campeão.

9. O que faltou à seleção portuguesa para ir mais além no Mundial 2014 no Brasil?

Faltou alguma ambição e sorte, porque os principais jogadores da selecção portuguesa estavam extremamente desgastados por uma época longa e intensa. A liderança era boa, o ambiente também.

10. Para si qual é o melhor onze português de sempre?

Vítor Baía, João Pinto, Humberto Coelho, Ricardo Carvalho. Paulo Sousa, Rui Costa, João Vieira Pinto, Eusébio, Cristiano Ronaldo, Figo e Manuel Fernandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário