quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Avto (Gil Vicente)

"FLASH INTERVIEW" A AVTO


1. O Avto começou a dar os primeiros passos no futebol no Dinamo Tbilisi na Geórgia. Como descreve o clube georgiano e esses seus primeiros anos de formação?


Comecei a jogar aos 6 anos, estive no Dinamo Tbilisi durante 10 anos, foi muito importante para mim. Todos os anos fazíamos 2 pré-épocas fora do país, graças a isso conheci várias culturas. É um clube muito bom, a nossa equipa era a melhor, ganhávamos tudo na Geórgia.



2. Em 2008 deixou a Geórgia e assinou contrato com o Esp. Lagos. Como é que um georgiano vem parar a Portugal? Explique-nos como surgiu esta oportunidade.

Tinha 16 anos quando vim para Portugal, aconteceu porque meu pai já estava aqui e acabei por decidir também vir. Eu não queria sair da Geórgia porque tinha tudo lá, família, amigos, etc, mas também tinha a noção que em Portugal podia ter outro tipo de oportunidades como no futebol e nas outras coisas da vida.





3. Desde que chegou a Portugal a sua ascensão no mundo do futebol foi rápida. Sente que teve uma fácil adaptação ao nosso país e considera-se uma pessoa ambiciosa?


Acho que adaptação foi fácil para mim, em Lagos fui bem recebido, consegui fazer muitos amigos que me ajudaram a sentir-me bem em Portugal.


4. O que é que mais e menos gosta de Portugal?

Como é óbvio tem coisas muito boas como em todo o lado, falando no geral acho que é um país muito tranquilo e com pessoas simpáticas. Gosto muito do Algarve, principalmente de Lagos. E claro, gosto da comida portuguesa.




5. Em 2009 trocou Portugal pelos nossos vizinhos espanhóis. Como descreve a experiência ao serviço do Getafe e o que o fez voltar a terras lusas?

Tive a oportunidade de fazer testes no Getafe, felizmente correu bem e fiquei no clube. No último ano de júnior, na transição para sénior, não pude ficar porque não tinha passaporte europeu, o passaporte georgiano não facilitava as coisas em Espanha e por isso regressei a Portugal.

6. No futebol quem são os seus ídolos/inspirações?


O meu ídolo é o Alexis Sánchez, mas não é o único que me inspira pois eu gosto muito de aprender e ver os outros jogar.


7. Quando soube que ia ser chamado à seleção principal da Geórgia explique-nos como foi informado, como reagiu e a quem foi a primeira pessoa que contou a grande novidade?


A chamada à seleção foi no mesmo dia do meu aniversário, não há palavras para descrever o que senti naquele momento. As primeiras pessoas a quem contei foram aos meus pais e à minha família.

8. A 15 de Outubro de 2013 fez a sua estreia internacional ao serviço da equipa A da Geórgia contra a poderosa seleção da Espanha. Antes dos 70 minutos (altura em que entrou em campo), quando o treinador disse-lhe que iria entrar, o que lhe passou na cabeça?


Eu acho que não estava a pensar em muitas coisas, só tinha um pensamento que estava a viver um sonho. De resto entrei tranquilo e concentrado para fazer o meu trabalho.


9. Na época passada o Gil Vicente não conseguiu a manutenção e consequentemente desceu de divisão. Como se vive uma descida de campeonato?

Foi muito triste o Gil Vicente ter descido, e posso ser sincero ao dizer que ainda hoje me custa a acreditar… custa muito!


10. Imagine que passaram 5 anos e já tem 28 anos. Onde se imagina a jogar? Que objetivos espera já ter cumprido? 


Daqui a 5 anos imagino-me num clube de bom nível Europeu tal como Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário