sexta-feira, 26 de junho de 2015

Rodolfo Fortino (Asti Calcio a 5)

"FLASH INTERVIEW" A RODOLFO FORTINO



Ups, mete gelo


— com Rodolfo Fortino


1. O que é para si o futsal? 

O futsal é a minha vida, tudo  o que tenho hoje conquistei jogando futsal, bens materiais e amigos de todos os lugares e países, não vivo sem futsal.

2. Nasceu no Brasil mas já vive há longos anos em Itália, tendo adquirido nacionalidade italiana. Como classifica estes anos todos ligados à Itália? 

Tive a oportunidade de vir jogar para Itália em 2007 e estou até hoje aqui,  a Itália e a seleção italiana fazem parte da minha vida, da minha história no futsal sinto-me um italiano em todos os efeitos, é a minha segunda pele passei anos belíssimos em times de ponta que sempre tinha como objetivos ganhar títulos.

3. Que diferenças tem o futsal europeu em comparação com o americano? 

Para mim o futsal europeu preza muito mais pelo jogo tático em manter a posse de bola, já no americano é muito mais velocidade e jogo de ataque sempre buscando o golo a todo custo.


4. Até agora qual foi o momento mais marcante da sua carreira? 


Tenho muitos momentos marcantes na minha carreira mas o que me marcou mais sem dúvidas foi a conquista do título europeu na Bélgica aonde passámos por momentos muito difíceis mas com a força do grupo conseguimos reverter tudo e conquistar um título muito importante que todo jogador de futsal sonha conquistar.


5. Aos 32 anos, quais são os objetivos que lhe faltam cumprir? 


Todo jogador tem que ter objetivos na sua vida e eu não sou diferente sou muito competitivo gosto sempre de ganhar títulos, de disputar jogos e campeonatos ao mais alto nível.


6. Está há vários anos ligado à modalidade, o que acha do futsal atual e o que perspetiva para o futuro da modalidade? 


O futsal atual ficou muito mais difícil a nível  tático devido aos estudos e aos profissionais que para mim estão preparando-se melhor,  penso que no futuro vai ser ainda mais difícil, vejo muitos jogos de equipas de qualidade inferior em relação à equipa adversária mas que por motivos táticos e estratégicos de jogar o adversário que com menos técnica consegue igualar o jogo e até vencer o jogo.

7. O que conhece do futsal português? Acha que em Portugal pratica-se futsal ao mais alto nível?

Não conheço muito o futsal português sei que tem duas grandes equipas que todos os anos fazem grandes investimentos pra se manter no topo do futsal português , pelo o que ouvir falar , o nível é alto e com jogos muito difíceis de se jogar .


8. O que o fez escolher o futsal e não o futebol de 11?


Não foi bem uma escolha, eu sempre joguei futsal tive sim algumas oportunidades de jogar futebol onze mas não daria para praticar os dois ao mesmo tempo, pois tinha que estudar, acabei por optar pelo futsal, já que jogava mais vezes e era muito mais fácil de jogar pois tinha um campo de futsal muito perto de casa.


9. Todos os bons jogadores de futebol dariam um bom jogador de futsal? E o contrário?


Para mim nem todo o jogador que é bom no futebol daria um bom jogador de futsal devido à velocidade de jogo e encurtamento do campo. Penso que seria muito mais fácil um jogador de futsal jogar futebol onze, pois para jogares futsal ao mais alto nível deves ter velocidade de raciocínio rápido e se você conseguir levar isso para dentro do futebol as coisas tornaram-se muito mais fáceis, por isso penso que um jogador de futsal pode sim ter mais facilidades em jogar futebol onze do que ao contrário.


10. O que é que o jogador de futsal tem de ter a mais que um jogador de futebol de 11?



Para mim o raciocínio rápido devido ao tamanho do campo de futsal no futebol muitas vezes o jogador tem um pouco mais de tempo para decidir o que vai fazer ou decisão deve tomar, no futsal esse tempo é muito mais curto por isso se torna mais difícil e tu deves estar muito mais bem preparado.

Sem comentários:

Enviar um comentário